Transiente Hidráulico ou Transitório Hidráulico é um fenômeno gerado em tubulações, caracterizado pela ocorrência de ondas de pressão se propagando ao longo do tubo, causadas pela interferência ou manobra no fluxo do fluido, e pela variação de pressões operacionais, o que pode gerar ou não um golpe de aríete, dependendo de como os fluxos instáveis do fluido se propagam através de forças de alta pressão e aceleração rápida do fluido.
Eventos típicos que requerem considerações transitorias incluem: liga ou desliga de bombas; abertura ou fechamento de válvulas; mudanças rápidas nas condições de demanda; enchimento ou esvaziamento de tubos; entre outros.
Devido à forte influência dos efeitos de inércia e compressibilidade, as condições transitórias podem: a) romper diretamente um tubo através de pressão excessiva ou explorar uma fraqueza existente, como corrosão, pressões do solo, falhas na construção, para danificar o tubo indiretamente, b) causar deterioração da qualidade da água.
Tendo como foco a busca por melhora nos serviços de saneamento, diminuindo rompimentos, melhorar a qualidade da agua, é essencial compreender e controlar os eventos transitórios dos sistemas.